QUEM SOMOS


Um pouquinho de Nossa História


A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é um movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. Também o leva a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo .  

O nosso distintivo é a Medalha Milagrosa. A JMV é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria, que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em 1830. Foi aprovada por Pio IX em 1847 e posteriormente confirmada por outras disposições da Santa Sé. A JMV é um movimento de leigos que  conta com o apoio dos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Irmãs Filhas da Caridade. 

 A associação Juventude Mariana Vicentina é o fruto de um desejo revelado nas aparições da Virgem Maria, em 1830, a Santa Catarina Labouré, filha da caridade, que a encarregou de uma missão: organizar uma associação: a Confraria de Filhas de Maria para as quais "as graças serão abundantes para os que as pedirem com confiança e fervor". No mesmo ano a Santíssima Virgem aparece novamente a Catarina e pede que se faça "cunhar uma medalha" que diria "Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós". A esta medalha são atribuídas muitas curas/conversões. É a chamada "Medalha Milagrosa". 

Foi iniciado em Paris, nos colégios internos das filhas da caridade com o objetivo de ajudar a Juventude, o movimento foi crescendo dentro de França e fora desta, levado pelas filhas da Caridade e pelos padres Vicentinos espalhados pelo mundo e existe hoje nos 5 continentes. São Vicente de Paulo iniciou, na Igreja, um novo estilo de  seguimento de Cristo : viver a fé no serviço do pobre. 

No Brasil, a Juventude Mariana Vicentina completou seus 150 anos em 2015. Somos divididos nacionalmente em 6 províncias; Curitiba, Fortaleza, Amazônia, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A província de Belo Horizonte abrange os estados de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Atualmente temos grupos locais somente em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Bom Despacho ,Barbacena, Contagem e Jenipapo de Minas.

Nenhum comentário: